6 de nov. de 2014

Você sabe como armazenar garrafas de vinho?



O vinho é talvez uma das bebidas mais antigas que se tem notícia. Existem registros datados em 3000 a.C. sobre o processo de produção de um tipo da bebida feito pelos egípcios e por toda a história o vinho está presente nas civilizações, celebrações e homenagens.
Atualmente, as garrafas de vinho são comercializadas em diversos mercados, lojas especializadas, restaurantes e adegas. Os preços variam muito e é possível encontrar rótulos para todos os gostos ou bolsos, mas você sabe como conservar a garrafa em casa ou em um depósito temporário para que a bebida não perca qualidade ou sabor?

Dicas de especialistas

Segundo os enólogos (especialistas na degustação de vinhos), a posição da garrafa de vinho é um ponto crucial para armazenar a bebida. A garrafa deve ser mantida na horizontal – dessa forma o vinho umedece constantemente a rolha de cortiça, evitando que a mesma resseque e permita a entrada de ar no vasilhame. Além da posição, outros pontos importantes são:

  • Temperatura do ambiente: deve ser constante e próxima a 13°C;
  • Umidade do ar: 65% (para evitar o ressecamento da rolha);
  • Local ventilado e sem exposição aos raios solares;
  • Não armazenar outros alimentos no local.

O vinho “respira” dentro da garrafa e fortes odores podem impregnar a bebida e alterar o aroma da mesma quando da degustação. Em casa também é possível montar uma adega, buscando locais protegidos da luz solar e frescos.

E para servir?

Cada tipo de vinho é melhor apreciado em um tipo de taça específico, que ressalta o sabor e aroma da bebida. Além disso a temperatura para consumo varia para cada bebida, sendo que os vinhos tintos devem ser menos refrigerados do que os brancos e espumantes.

Alguns especialistas e apreciadores do vinho gostam de envelhecer a bebida antes de tomar. Para isso, vale ressaltar que o tempo de envelhecimento depende de cada tipo de vinho, sendo o tradicional por volta de 2 a 3 anos – alguns Chardonnay podem ser armazenados por 20 anos, nas condições adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação:
Os comentários são lidos e moderados previamente.