Diversos fatores influenciam nos
resultados de uma empresa, desde quantidade de clientes, lucro e capacidade de
produção. Investir em tecnologia, novos funcionários e até mesmo novos produtos
é uma alternativa para aumentar os resultados, mas as vezes procedimentos até
mais simples podem resolver o problema.
Estudos apontam que a maior parte
dos funcionários sabem como otimizar o trabalho que realizam mas não o fazem,
por falta de motivação, desconhecimento dos benefícios ou medo de propor a
alternativa. Para alterar esse quadro é necessário mudar o comportamento dos
colaboradores.
Treinamentos e cursos
Uma boa forma de estimular e
motivar os funcionários, além de aprimorar os conhecimentos dos mesmos, é
investir em cursos e treinamentos. As aulas podem ser sobre assuntos gerais
como e não específicos para a área de atuação da empresa, como:
·
Yoga;
·
Ginástica laboral;
·
Cursos de idiomas;
·
Palestras motivacionais;
·
Comunicação;
·
Relacionamento e oratória.
Outra alternativa é investir
especialmente em cursos mais específicos, como um treinamento
de liderança. Com um treinamento de desenvolvimento e aprimoramento é
possível criar líderes inspiradores que realizam a gestão da equipe e
responsabilizam-se pelos colaboradores, desde a parte mecânica de resultados
até o bem estar dos mesmos no ambiente de trabalho.
Outros investimentos
Investir na capacitação e
motivação dos colaboradores é um dos primeiros passos que devem ser dados na
busca por melhores resultados dentro da empresa. Além disso, oferecer
benefícios diferentes dos que o mercado apresenta pode ser uma forma de criar
vínculos importantes com seus funcionários e melhorar o bem estar do ambiente
de trabalho.
Convênios com academias, escolas
de idiomas, restaurantes e lugares para lazer aos finais de semana podem
estimular o bem estar dos colaboradores, além de criar vínculos entre os mesmos
que dificilmente seriam criados.
Antes de pensar na parte mecânica
do trabalho desenvolvido pela empresa os empreendedores devem buscar
preocupar-se com seus funcionários. Afinal, de nada adianta ter equipamentos de
ponta e colaboradores frustrados operando os mesmos.
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