22 de jan. de 2015

Tire suas dúvidas sobre a 1ª consulta em uma clínica de ginecologia



A passagem da infância para a adolescência é um momento de muitas dúvidas e crises nos jovens, afinal eles estão passando para a vida adulta, onde terão maiores responsabilidades e também enfrentam mudanças hormonais intensas. Para as meninas, é o momento ideal para sua primeira consulta em uma clínica de ginecologia e essa visita pode parecer até mesmo assustadora para algumas jovens.
Diversas dúvidas surgem no momento de ir ao profissional especializado na saúde feminina pela primeira vez e algumas podem até mesmo impedir que a menina se sinta à vontade no consultório e esclareça seus questionamentos. Por isso respondemos aos principais questionamentos das adolescentes abaixo.

Qual é o momento ideal para começar a consultar um ginecologista?

Cada caso é um caso. A partir da primeira menstruação ou quando a adolescente passa a ter relações sexuais a visita ao ginecologista passa a ser obrigatória. Quando há a desconfiança de puberdade precoce esse acompanhamento pode começar antes, de forma a auxiliar a paciente nessa transição ou retardar a menarca (primeira menstruação). O recomendado é que a primeira consulta fique entre 11 anos e 15 anos.

Preciso ir acompanhada pela minha mãe?

Na primeira consulta, muitas mães desejam acompanhar suas filhas, que por sua vez, não desejam a presença materna por não quererem expor algumas dúvidas ao lado delas. Dessa forma, muitos profissionais atendem a adolescente junto com a mãe e em certo ponto da consulta, ficam a sós com a paciente, que pode então esclarecer seus questionamentos.

Meus pais saberão o que eu contar para o médico?

Não. Mesmo que menor de idade perante a lei, a adolescente é resguardada pela ética e sigilo médicos. No entanto, caso haja algum problema grave de saúde ou relato de abuso, os responsáveis podem ser comunicados.

O que acontece na primeira consulta?

A primeira consulta geralmente ocorre como um bate papo. O médico colhe todas as informações necessárias sobre a paciente e responde suas dúvidas. Em alguns casos o exame clínico pode ser realizado, assim como o pedido para outros exames. No entanto, caso a adolescente ainda esteja receosa, o profissional pode marcar os exames para outra data.

O ginecologista é o médico especializado na saúde da mulher e acompanha os mais diversos tipos de doenças femininas. Para ter a liberdade de perguntar tudo que desejar e não ficar constrangida no momento do exame, a adolescente deve buscar um profissional com quem se sinta à vontade. Não importa se ela prefere uma médica ou médico, jovem ou mais velho, desde que ela encontre esse profissional e tire suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação:
Os comentários são lidos e moderados previamente.